EAD: a desconstrução da distância
A DESCONTRUÇÃO DA DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) OU EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA (ESD)
De acordo com Romero Tori, convivemos com as tecnologias interativas que reduzem as distâncias entre ensino e aprendizagem. Cada vez mais sentimos que e ensino a distância (EAD) não é mais uma tendência, mas sim uma realidade que veio para atender a uma necessidade da sociedade em mutação.
Vivemos tempos de grandes mudanças em educação dentro de um contexto que nos indica as novas competências e habilidades necessárias para a inserção no mundo do trabalho. As exigências do mundo moderno são cada vez mais voltadas para novos saberes que realmente garantirão o desenvolvimento do ser humano total, global.
Ao fazermos uma retrospectiva em relação a toda evolução pela qual passa a educação, podemos analisar o ensino tradicional que primava por uma abordagem conteudista, voltado para o acúmulo de um conhecimento pronto e acabado. O professor era o centro do processo educativo um verdadeiro “magisgtrocentrismo”, ou seja, o professor como o centro do processo, uma vez que era o dono da verdade, o detentor do saber. Neste enfoque valorizava-se muito a quantidade de conteúdo adquirido pelo aluno e as aulas eram unicamente expositivas, numa metodologia que desenvolvia um ser passivo. A mentalidade educacional era exatamente essa, pois a sociedade também tinha um educação tradicional na própria família e a escola estava preparando os alunos para um mundo que valorizava a quantidade de conhecimento.
Mudanças significativas provocaram uma grande mudança na mentalidade social,o que teve seus reflexos sobre a educação.Os ideais liberais marcaram sobremaneira a sociedade mundial,quebrando tabus,ditando novos valores e pregando a liberalidade em todos os segmentos da vida humana.Em educação,certamente não foi diferente :tivemos os ideais da escola nova,movimento desencadeado no Brasil a partir da visão dos pioneiros da educação,intelectuais brasileiros que pregavam um novo modelo de educação,isto em 1932.Ao lado de um ensino tradicional e conteudista,educadores se reuniram num movimento de libertação que foi abafado por um regime ditatorial que não permitia a expressão do pensamento,pois não vivíamos em democracia.
O tempo passou e tivemos ,na década de 80,no Brasil,os ideais democráticos que trouxeram uma série de significativas mudanças :desde a Constituição Federal de 1988,até a LDB,Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (lei 9394/96),pudemos acompanhar as novas propostas para a educação brasileira.Paralelamente às mudanças legais impostas pela legislação brasileira,tivemos mudanças pedagógicas muito significativas,principalmente em relação às novas exigências em relação ao profissional da educação.Do alto de sua autoridade intelectual, o professor teve que se adaptar para uma autonomia intelectual que perpassa toda uma série de novas competências para ensinar (PERRENOUD,1996).As exigências do mercado do trabalho passaram a nos acenar para um profissional com competência técnica,política e ética.Nas salas de aula muitas mudanças ,resultados de estudos,reflexões e formação oferecida aos professores.
Uma das mudanças mais significativas que tivemos foi no curso superior que,ao contrário do que pensavam os conservadores,passou a alavancar a modalidade EAD (ensino a distância).
A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 reafirmou a importância e legalidade do ensino a distância como ferramenta para os dias atuais,mundo altamente acelerado,exigindo competências e habilidades muito diferentes do ensino tradicional.Começamos a participar de uma grande transformação na educação brasileira.A tecnologia chegou na sala de aula e alterou o dia-a-dia de toda equipe escolar.O ensino a distância chegou para atender a uma clientela que necessitava de um novo modelo de educação voltado para a sua realidade social,em todos os sentidos.Tecnologia associada e equipamentos de última geração foram associados ao trabalho de professores altamente preparados e os resultados foram extremamente positivos.ao contrário do que se pensava,o ensino a distância exige professores sim e com grandes competências para “segurar”um modelo pedagógico tão diferente e eficiente.Os conservadores protestaram,difamaram,fizeram alarde...mas prevaleceu a inteligência e a lógica de um mundo em mudanças.Sabemos que esta alta tecnologia é usada hoje em vários segmentos da vida humana... a educação não poderia ficar alheia a todo processo.
Conseguimos, assim, transpor as barreiras de um conservadorismo infundado e nós,formados numa educação tradicional também tivemos que nos alinhar a uma nova ordem social.Até mesmo os mais conservadores se renderam a todo processo de mudança.
Atualmente, portanto, conseguimos aliar tecnologia e humanidade num trabalho significativo em educação. É a nova ordem social e educacional!
Professora Beth Cursino
Toda mudança envolve uma grande disposição e mente aberta. Sou de uma geração que valorizava a quantidade de conteúdo. Hoje leciono e percebo que mais que conteúdo, se valoriza a qualidade e a formação do cidadão. Valores morais e éticos são tão necessários ao profissional de hoje quanto o conhecimento de sua profissão. Assim como as empresas enfrentam um mercado sujeito às mudanças constantes, principalmente após aos adventos globalização e desenvolvimento tecnológico, a sociedade também vem se modificando e buscando alternativas para suprir suas necessidades de educação. A aceitação plena dessa "nova" metodologia de ensino é uma questão de tempo, ou será que esse tempo já chegou - é o agora?!!
ResponderExcluirMudança, palavra assustadora para muitas pessoas, pois as leva a entender que sairá da sua zona de conforto e isso faz com que tenha certa aversão a tudo que é novo. Assim, pode-se entender que com a Educação a Distância não poderia ser diferente, também sou da geração conteudista, mas hoje vejo que com a EaD aprender é mais dinâmico, e não como era antes, observa-se também que a qualidade da educação é a mesma , uma vez que toda a equipe, professores, tutores, coordenadores, diretores e todo administrativo é dado capacitação para auxiliar esse aluno durante o processo de aprendizagem. Portanto se faz necessário a aceitação dessa “nova” modalidade na educação, pois ela já se faz presente entre nós.
ResponderExcluir